Terezinha Pinheiro Moreira

Projeto

 Projeto Cidade

     O Projeto Cidade , segundo a Agenda Cidade Nova e concretizado por Terezinha Pinheiro Moreira , naquilo que estava ao seu alcance.
    Após ter conhecido o Projeto Cidade Terezinha preparou um  Projeto para a Praça de Rosário - Prata - Campina Grande PB. 
          
           Terezinha Pinheiro e seu compromisso 
           social dentro do Projeto Mundo Unido . Editota cidade Nova .


O mais lindo de uma cidade

  De Abbé Pierre

É preciso gritar e repetir. É preciso escrever nas paredes de todas as cidades, nos monumentos públicos:
               “A beleza de uma nação, não está nos seus museus, nos seus teatros, nos seus jardins públicos, e nem sequer nas suas catedrais".
               A beleza de uma cidade diante de Deus como diante homens está acima de tudo em não haver nela cortiços, nem favelas, nem gente sem teto. Aí está a beleza de uma cidade”.
      

Terezinha Pinheiro ao ler o Projeto Cidade se indagou:



     “Então pense e escreva seu projeto, depois procure em sua cidade outros como você que desejam transformar sua cidade numa linda cidade dos sonhos”.

                                                                                   Foto tirada da varanda de seu aptº em Campina Grande -PB

 
Terezinha olhou em sua volta e viu a Praça de Rosário - Prata - Centro Campina Grande PB:
Duas senhoras da terceira idade haviam caído nesta praça e uma dela fraturou os dois punhos.
Terezinha Pinheiro procurou Padre Lourildo e na paróquia e foi formada uma comissão de várias pastorais.
Elaboraram um Projeto para a Praça do Rosário colhendo em vários encontros da cidade e na paróquia mais de duas mil assinaturas e depois entregaram ao Prefeito eleito de Campina Grande-PB pedindo a reforma da praça.

Terezinha Pinheiro Moreira participava do Movimento dos Focolares e fazia parte do Movimento Humanidade Nova e atualmente com um grupo lançando-se no Projeto Cidade estava ajudando no Natal solidário da terceira idade da Paróquia do Rosário- Campina Grande –PB.


PROJETO DE REFORMA DA PRAÇA DO ROSÁRIO 

 Campina Grande - PB.



Terezinha Pinheiro  Moreira


 APELO POR CAMPANHA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E RETIRADA DO CONTÊINER E DO LIXÃO DA PRAÇA DO ROSÁRIO
ENDEREÇADA AOS CANDIDATOS A PREFEITOS
DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB, EM SETEMBRO DE 2012







I - IDENTIFICAÇÃO
NOME DA PRAÇA : Praça do Rosário
LOCALIZAÇÃO : Cruzamento das Ruas Rodrigues Alves
                                com Nilo Peçanha e João Machado,
                               Bairro da Prata, Campina Grande – PB.
SOLICITAÇÃO Dos moradores do Bairro da Prata, Abaixo Assinados
AO ÓRGÃO PÚBLIC: Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB


II - JUSTIFICATIVA

a ) - A Praça do Rosário



 Praça do Rosário foi reformada em 2000 porem sem vigilância e conservação o espaço público está decadente, é inseguro, com constantes roubos e propício ao tráfico de drogas.

Anos atrás dona Terezinha Farias (+ de 70, falecida), moradora do Edifício Residencial Santa Mônica caminhava na praça quando caiu e quebrou a mão em função do piso da praça desigual e irregular e que ainda hoje o é, feito de pedras quebradas rejuntadas. Também as laterais da Igreja Católica e seus batentes oferecem riscos à população. Mesmo assim mães e pais dos bairros do Pedregal e da Bela Vista vêm com suas crianças para a praça e parque infantil a tarde, nos domingos e feriados.

O bairro da Prata é populoso e tem muitos idosos (as) em suas casas sem caminharem na praça (sem as condições de ir ao Parque da Criança ou ao açude Velho).

Além da praça inadequada, as famílias, as clínicas, hospitais e construtores com reforma no bairro trazem seus lixos e entulhos para frente da Escola Nossa Senhora do Rosário.

E por fim o poder público coloca um contêiner ora na Rua ora sobre a Praça do Rosário. Outras ruas também estão cheias de lixo e contêiner .. É este o destino correto do lixo? É assim que a cidade de Campina Grande será a cidade sustentável para os anos 2030, 2050? É assim que queremos salvar o Planeta?

Também as crianças da Escola N. Sra do Rosário sem espaço ideal na praça, para as aulas de educação física, correm risco de saúde e físico. Mesmo assim mães e pais dos bairros do Pedregal e da Bela Vista vêm com suas crianças para o parque infantil no domingo à tarde.
Além do lixão, as grades são enferrujadas, quebradas, bancos arrancados, parque infantil envelhecido, árvores maltratadas, doentes, com cupins, galhos secos, jardins sem plantas, gramas e sem o público idoso que deveria ocupá-la...


(b) – Geração de renda

A Prata porém é o bairro polo da medicina Campinense, com serviços qualificados de saúde, hospitais, clínicas, consultórios e médicos especializados, gerando impostos.

Para ele convergem milhares de consumidores ano, de todos os bairros, municípios circunvizinhos, de outros municípios do Estado e de municípios de Estados vizinhos.

São consumidores da saúde que dão a este município considerável geração de renda, através do mercado em geral, das lanchonetes, bares, restaurantes, postos de gasolina, transportes e outros.

(c) – Ministério das Cidades

Em nível de Brasil foi criado o Ministério das Cidades a fim de melhor administrar recursos públicos diante de demandas de seus diferentes Estados e de suas populações. Portanto, com base na presente justificativa, nós os moradores e moradoras do Bairro da Prata e bairros circunvizinhos, vimos reivindicar - A revitalização da Praça do Rosário ao Poder Público Municipal, ao Ministério das Cidades, como Projeto de interesse coletivo dos cidadãos e cidadãs crianças, jovens, adultos, idosos, idosas na buscam de dignidade, cidadania, segurança, equilíbrio da saúde e qualidade de vida.

(d)– Aliança das Cidades e Cidadania

A Praça do Rosário, portanto é alvo da primeira proposta de Cidadãos e Cidadãs Campinenses como movimento internacional Aliança das Cidades nascido na Noruega, 2009, por Cidades Sustentáveis, endossada na Rio+20, que busca dos Poderes Públicos dignidade, cidadania e melhores condições de vida para um espaço público decente, seguro de encontros, caminhadas, práticas esportivas, lazer infantil e que transforme a Praça do Rosário num dos cartões postais da Cidade.


III - DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA

1 - OBJETIVO GERAL:

Requalificar a Praça do Rosário, como espaço público para lazer coletivo da população, bem como torná-la um dos cartões postais da cidade.

2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

(a) - Requalificar a Praça do Rosário, nivelando o piso com antiderrapante, incluindo reforma de uma das laterais da Igreja Católica sem os batentes, instalando academia aberta ao público e modernizando o parque infantil;

(b) – Projetar a nova praça com canteiros menores e mais baixos para aumentar espaços livres, construindo um Coreto central coberto, com simbologia do “Rosário” ( ou seja, rosas que formam o ro-sá-rio... ) aberta às Celebrações Eucarísticas, cultos evangélicos, às festas cívico-esportivas e com bancos à sombra das árvores;

(c) – Melhorar o sistema de iluminação debaixo das árvores, de preservação da praça, de vigilância e de segurança ao público. (Crianças, jovens e idosos (as)

(d) – Tratar cupins, aguar as árvores sadias existentes, podar galhos secos e substituir as atrofiadas;

(e) – A Prefeitura deve fazer campanha de educação básica junto às famílias, para que coloquem o lixo diário de suas residências no horário mais próximo da passagem do Carro da Limpeza Urbana. Em último caso deve multar quem colocar seu lixo nas ruas e praças públicas e Escolas em geral; para isso pagamos IPTU e Taxa de Lixo;

(f) – Porque contêiner nas ruas e praças? A Prefeitura deve retirar o contêiner do entornoda Praça, da Escola do Rosário, bem como das outras ruas da cidade, a fim de tornar os espaços públicos de lazer mais atrativos e saudáveis.

                               COMISSÃO ARTICULADORA  DEMOCRÁTICA:


- Evelane, Diretora da EEEF Nossa Senhora do Rosário (83 8822-7154 )

- Maria Eli de Oliveira Queiroz, Pastoral do Idoso (83 8725-1202 )

- Vânia Semírades Lima Nóbrega, Pastoral do Idoso (83 3321-1320 )

- Denise Faria ( 83 3321- 5030 )

- Terezinha Pinheiro Moreira, ( Em memória) Ed. Residencial Sta.Mônica e

articuladora das informações ( Humanidade Nova ) ( 83 8851-0713 

- Maria do Socorro Nunes, Edf. Res.Sta. Mônica

Grupo do Projeto da Praça do Rosário

           Façamos parte deste movimento local e na perspectiva do sustentável e democrático do Planeta. Vamos reivindicar democraticamente a Proposta de Reforma da Praça do Rosário para satisfação de toda a coletividade.

Campina Grande – PB, agosto de 2012.
 Foram colhidas mais de 2000 assinaturas entregues ao Prefeito eleito de Campina Grande -PB pela comissão.
Observação:
Depois de uns meses Terezinha Pinheiro partiu para o paraíso deixando a proposta feita do seu Projeto em favor dos idosos que caíram e se machucaram naquela praça.

ASSINATURAS DA COMISSÃO ENDEREÇO:

CONTINUAÇÃO...

ABAIXO ASSINADOS /

  NOME ENDEREÇO


Fotos da Praça tiradas por Terezinha Pinheiro





SEU APELO

NOTA PARA DIVULGAÇÃO E PEDIDO DE APOIO AOS PAROQUIANOS


As Pastorais do Idoso, Apostolado do Coração de Jesus, A Renovação Carismática o Movimento de Humanidade Nova (do Focolare) e a Escola Nossa Senhora do Rosário, aqui representadas como Comissão Democrática, que articula o Projeto Proposta de Reforma da Praça do Rosário, faz o seguinte pedido de apoio aos Paroquianos da Igreja do Rosário:
A Praça do Rosário é um dos cartões postais de Campina Grande, porem sem vigilância e conservação o espaço está decadente, inseguro, são constantes os roubos, lugar é inseguro e está propício às drogas, quando deveria ser um espaço público para banho de sol, encontros e caminhadas de idosos.
Anos atrás dona Terezinha Farias (+ de 70, falecida), moradora do Edifício Residencial Santa Mônica (Onde Moro) caminhava na praça quando caiu e quebrou a mão em função do piso da praça desigual e irregular e que ainda hoje o é, feito de pedras quebradas rejuntadas.
As crianças da Escola Nossa Senhora do Rosário correm risco físico e de saúde com o parque infantil envelhecido, grades enferrujadas, quebradas, bancos arrancados, árvores maltratadas retorcidas secas, com cupins, grandes canteiros sem jardins e sem gramas.
Além da situação decadente, o LIXÃO que vem de muitas residências, clínicas, comerciantes e carroceiros deste bairro, até com bicho morto, é jogado em frente à Escola Nossa Senhora do Rosário e até sobre a praça.
Solicitam ao prefeito eleito, requalificação a Praça do Rosário com antiderrapante, rampas especiais para deficientes físicos e visuais, academia aberta ao público, modernização do parque infantil e outras solicitações contidas.
Também solicitam à Prefeitura campanha de educação básica junto às famílias da cidade, especialmente da Prata, para que coloquem o lixo diário de suas residências no horário mais próximo da passagem do Carro da Limpeza Urbana.
O nosso agir, será o agir global de preservação do Planeta. Temos que mudar nossos costumes, vivencias e modelos para tornar nossa Cidade Sustentável para 2050. Em último caso a Prefeitura deve colocar câmeras nas praças, principalmente os do Rosário para multar aqueles que mandam colocarem lixos aqui na Escola ou na praça para isso pagaram IPTU e Taxa de Lixo.

Campina Grande – PB, setembro de 2012.
Terezinha Pinheiro Moreira
Articuladora do Projeto da Praça do Rosário

Documentário


Projeto Mundo Unido

                  Esta iniciativa foi lançada por Chiara em 2007. Nos seus escritos dos inícios do Movimento, entrevê - se já o sonho de fazer da cidade um modelo de fraternidade que deveria difundir-se pelas nações e no mundo inteiro. E a realização do sonho de ChiaraLubich . “SERÁ A SANTIDADE QUE PENETRA NA SOCIEDADE”.

  

                                           
                                             A partir da AGENDA CIDADE NOVA-2009.
                                              Toda a fonte deste é da Editora Cidade Nova .

                     Este documento foi digitado por Terezinha Pinheiro Moreira em seus documentos.
                   Terezinha partiu para o paraíso, martirizada porque amou até o fim. Dia  primeiro de novembro de 2012, em João Pessoa - PB.  Num assalto onde se buscava dinheiro para as drogas... Lucidamente viu até o fim o seu martírio e no final quando o vizinho chegou e mandou que ela respirasse ela respirou e enquanto ele foi buscar socorro ela própria tirou a faca que estava cravada em seu pescoço.
                 Tenho plena certeza que Terezinha viu nesta pessoa a presença de Jesus que não foi amada...  E amou. Também Jesus a certo momento na sua maior dor gritou:
                "Meu Deus por que me abandonastes?"
                Para Chiara Lubich este foi o momento em Jesus mais amou... E Terezinha tinha feito a escolha de amar Jesus em todos os seus vultos abandonados que se apresentasse em sua vida. E repetiu: "Pai perdoa porque ele não sabe o que faz".

                                       

 

Oração do  TIME-OUT:

Por um mundo unido. 


"Eterno pai, unidos em nome de Jesus, te pedimos a paz para o mundo, para que não existam mais guerras e conflitos em nenhuma parte da terra. Que inspirados pelos teus ensinamentos possamos ser, em primeira pessoa, construtores daquela paz justa, sem distinção de fé nem de nacionalidade. Pedimos também que se resolvam os problemas dos países que sofrem pelas graves situações econômicas, políticas e sociais; enfim, pedimos que o mundo unido se torne uma realidade. Amém"
Encontro marcado com todos ao meio-dia, nas nossas cidades, para pedir unidos o dom da paz.

                                          *****

                               

                                              Para Pensar e Sonhar a Cidade

                                               
 Agenda recriar

Projeto CIDADE

           RESGATANDO a estratégia...

                           PARA PENSAR

                              SONHAR A CIDADE

Foto: Terezinha Pinheiro Moreira

Uma questão dos políticos! Não só!

Uma questão dos técnicos! Não só!

Uma questão dos cidadãos! Não só!

Em 2009 a Recriar quer repensar, sonhar e recriar a cidade.

Recriar no sentido das ideias, das vivências, dos modelos,

Dos exemplos, dos assuntos, dos olhares, das ousadias...

Ousar a cidade! Poderia ser assim, ousar.

Ousar a cidade juntos!

Aqui faz a diferença.

Pensar juntos, sonhar juntos, recriar juntos.

O cidadão. Lá onde cada um vive: na pequena cidade,

na média e na grande cidade (no quarteirão, no bairro,

no prédio, no condomínio, na periferia, no centro).

Não sozinho: com ele outros como ele;

Decididos como ele; ousados como ele.

Junto com ele outros; diferentes dele, semelhantes a ele,

Contrários a ele, até inimigo!

Possível? Utopia? – Clara utopia...

Sem cabimento não fosse o amor largo, a fraternidade, a esperança,

A confiança, a vida mais bela dos que dão a vida por algo maior...

Dá para fazer algo? Dá. Não precisa pensar grande.

Comece pelo pequeno, convide, fale, discuta, abasteça-se.

A surpresa virá! Sua cidade será pequena,

Tornar-se-á do tamanho do Mundo! Viva pela sua cidade e seja feliz em 2009


                                                        Projeto Mundo Unido


Anúncio do Projeto Mundo Unido no Senado Federal por André R. Pereira
  
                                                        
                                 

                 ÍNDICE da Agenda Cidade Nova

 QUANDO ESTUDAR E APROFUNDAR OS TEMAS:

                              Fpto: Terezinha Pinheiro Moreiora
                      
Janeiro  - COMO SERIA A CIDADE DOS SEUS SONHOS ?

Fevereiro - DESAFIO: A CRÍTICA RIGOROSA DE ESTUDIOSOS 

                 ÀS CIDADES CONTEMPORÂNEAS*

Março  -“SE QUISER CONQUISTAR UMA CIDADE, FAÇA SEUS CÁLCULOS"    

Abril    - GOVERNAR A CIDADE COM ESPÍRITO FRATERNO !

Maio     - NÃO BASTA  ( ) UMA CIDADE É PRECISO SONHAR O MUNDO UNIDO

Junho    - A FELIZ-CIDADE CUIDADOS COM O CONSUMO:

            O MUNDO DEPENDE DA SOLIDARIEDADE PARA SOBREVIVER

Julho   - POR UMA CIDADE  EDUCADORA

Agosto    - RELAÇÕES IGUALITÁRIAS E VERDADEIRAS.

                    MAS TAMBÉM FRATERNAS!

Setembro   - A CIDADE DA ESPERANÇA.

                      FAZENDA DA ESPERANÇA

Outubro    - CIDADE SOBRE O MONTE.

                   CIDADES NOVAS, LABORATÓRIOS DE UNIDADE.

Novembro - CIDADES DE COMUNHÃO. 

                    EDC UM PROJETO DE COMUNHÃO

Dezembro   - A CIDADE DA ALEGRIA.  ONDE O AMOR NASCEU

* Baseado no trabalho de Christiane Dias, da Unicamp, sobre o antropólogo francês
                                                                                    MARC AUGE


        Para assinar o Projeto Mundo Unido:

       Primeiro comprometer-se em viver a “FRATERNIDADE UNIVERSAL” para construímos um “MUNDO UNIDO”.
Entre na página. Você pode traduzir para “português” e assinar.


      COMO SERIA A CIDADE DOS  SEUS SONHOS?
Como começou o Projeto Cidade

                                          Trento

 Janeiro




No final de 2007 a ONU anunciou (pela primeira vez na história humana) que mais da metade da população mundial  (+ - 3,3 bilhões de pessoas ) já mora em cidades. É uma boa ou má notícia?... Não é tão fácil responder.
É verdade que a vida na cidade lembra crescimento econômico, mais oportunidades de emprego, acesso à educação, saúde e tecnologia; mas é nas cidades também que encontramos mais pobreza, fome, péssimas condições de saúde e de higiene, tráfico de drogas, violência e exclusão social.. Foi pensando nessas e outras contradições que o Banco Mundial, juntamente com a Aliança das Cidades e o Governo da Noruega, elegeu esse tema para uma competição internacional de redação com a seguinte pergunta: O que você pode fazer para construir a cidade dos seus sonhos?
E para nortear o ensaio, eles sugerem que os inscritos pensem nas cidades onde vivem e indiquem as principais oportunidades e os principais desafios para seus habitantes. Em seguida, eles devem apontar o que é preciso ser feito para que aquela cidade se transforme em um lugar dos sonhos e, por fim, que falem sobre qual seria o seu papel, e o de seus amigos, na re-construção dessa cidade.
Sonhar não custa. Especialmente quando sonhamos juntos.

E você já parou para pensar como é a cidade dos seus sonhos? Aliás, qual seria o mundo dos nossos sonhos?

 Vamos iniciar pela nossa cidade, pela minha, pela sua cidade!
Então pense, discuta leia as notas de cada dia de janeiro e escreva seu projeto, depois procure em sua cidade outros como você que desejam transformar sua cidade numa linda cidade dos sonhos
 http://www.essycompetition.org
 Para Pensar e Sonhar a Cidade                           

 DESAFIO: A CRÍTICA RIGOROSA
       DE  ESTUDIOSOS ÀS CIDADES
                       CONTEMPORÂNEAS

(Fevereiro)



Eles veem aumentar nas cidades um espaço peculiar para onde estão migrando cada vez mais os sujeitos: um não lugar, um tipo de espaço “inqualificável”. Um espaço onde não há mais identidade própria, nem a relação com o outro, nem história (pessoal, pois ela é aí reduzida à informação); a identidade reduzida a números (o cartão crédito, RG, CPF, etc.) e a relação com o outro reduzida a show espetacular (tela, vídeo-câmeras, televisão). Nesse contexto, o não lugar clama por um usuário definido pela soma de suas compras, pelo nível de seu crédito. O usuário dos não lugares anda lado a lado a milhões de outros, mas, está só e os apelos que se colocam entre ele e o mundo exterior são os painéis, discos, vídeos... Existem fenômenos atuais que se refletem a experiência do não-lugar;  os “deslocamentos impostos pela demografia e economia mundiais”; “A urbanização em massa”; “os acampamentos”. O que esses “espaços remanescentes” tem em comum é a “perda do vinculo social”, comunitário, porque o não-lugar se situa num “mundo onde se nasce numa clínica e se morre num hospital”, onde se multiplicam (tanto em modalidades luxuosas como desumanas) os pontos de passagens e as ocupações provisórias (redes de hotéis; terrenos invadidos, clubes de férias; acampamentos de sem tetos e as favelas destinadas aos excluídos...).

Todo um mundo que se desenvolve na “surdina” e que pede que o olhemos com atenção: onde habitam os “sujeitos livres” na era da informação?  Ou, outras questões: como habitar essa cidade? Como podemos viver sem comunidade? Por qual grupo queremos dar a nossa vida, visto que “a exigência de pertença” perde força nesse mundo? Nesse mundo cada um existe, em si e por si, individualmente. E esse estado social novo é o do “todos onde o sujeito não sabe mais onde situar seus aspectos coletivos”. Onde colocar o nosso “eu” no espaço? E o “nós” das comunidades, dos territórios? Onde colocarmos nossa exigência íntima de pertencer, de transcender? E, afinal, quem poderá me responder?

Baseado no trabalho de Cristiane Dias, da Unicamp, sobre o antropólogo Francês MarcAugé.

“SE QUISER CONQUISTAR  UMA CIDADE FAÇA SEUS “CÁLCULOS.

(Março)



Estamos nos acostumando a ver a cidade sempre em meio a um transito caótico; às notícias de violência; aos assaltos nos telejornais; às crianças pedindo esmola nos semáforos; pobres nas calçadas, falta de segurança... Todos parecem estranhos! Pressa, filas, tempo gasto no transporte... Barulho e poluição. É assim que você ver a cidade?
Há como mudar seu olhar? Há como substituir por outro, positivo?

Uma das motivações poderia ser o fato de que podemos ajudar os próprios cidadãos a enxergar sua cidade por meio daquilo que Chiara Lubich chama de “divina partitura”. Há para toda cidade uma “partitura ideal que fica nos céu”, mas que deve ser tocada na terra. Toda cidade tem “uma vocação”, como dizia La Pira, toda cidade é “um ser vivo”, possui um desígnio próprio que deveria ser descoberto pelos cidadãos...

E para saber por onde começar a planejar uma nova ação em nossas cidades é necessário tomar por primeiro, como medida, os “últimos”. Quem são? Quantos são? De que necessitam? Depois seguir adiante: fazer outra descoberta.

Um exemplo prático: do ponto de vista arquitetônico, as nossas cidades são construídas tendo como medida um tipo de pessoa, que é um homem, na plenitude de sua idade, que não tem problemas para andar e que usa sempre o carro! Veja como a cidade está toda organizada para esse tipo de pessoa! No entanto a humanidade não é feita só de pessoas assim. Ela é feita, p.ex., de uma senhora puxando o carrinho de bebê; de namorados que olham nos olhos (e que querem andar na praça); de um senhor em cadeiras de rodas; de um cego atravessando a rua; de uma senhora que tem dificuldades de andar... Portanto, a cidade deveria espelhar uma normalidade, com formas e diferenças variadas que juntas representam uma riqueza para a cidade. Todas essas diferenças deveriam encontrar seu espaço em nossas cidades. (Lucia Fronza)




“Na cidade de Taguatinga-DF,( onde moro) realizam-se seminários periódicos:
 Participam trabalhadores e funcionários da Administração Regional de Taguatinga-DF e cidadãos de Taguatinga. Sempre com um tema que reforça a amar e construir a cidade que sonhamos - Promovidos pelos moradores de Taguatinga que fazem parte do Movimento Político pela Unidade.

GOVERNAR A CIDADE COM

ESPÍRITO FRATERNO !

(Abril)

A instituição mais importante numa cidade é a prefeitura municipal. É por meio do relacionamento com o governo municipal, em suas variadas articulações, que o cidadão desenvolve, perante as instituições, tanto gratidão como rancor.



Está mais que provado que a autoridade de governo consegue atender melhor as exigências dos cidadãos se houver, como base do seu compromisso político, a exigência de viver a Fraternidade com todos, “enxergando em cada cidadão alguém da própria família”. Com um irmão ou pessoas da família, os problemas se resolvem com mais facilidade, o interesse é diferente, pensa-se e repensa-se o problema, juntando, depois, todos os recursos para resolvê-lo.


Procurando o bem dos cidadãos, respeitando suas diferenças e necessidades, com o espírito de fraternidade, pode-se também realizar a efetiva igualdade, que consiste em criar condições para que todos, cidadãos, famílias, associações, empresas, escolas, possam expressar a sua personalidade e realizar a própria vocação, dando o melhor de si. Certamente também são necessárias, por parte da administração, competências, capacidades técnicas e gerenciais. Todavia, indo um pouco, além disso, requer-se também de quem governa que saiba se detiver para ouvir os cidadãos e assumir os problemas deles. Trata-se de praticar uma atitude especial, a arte de amar, com o “fazer-se um” com os outros. Se isso pode representar um sacrifício, perda de tempo, porém, retira dos cidadãos parte do próprio peso e surgem soluções novas e corretas para os problemas; o governo não mais se impõe, mas respeita as identidades e as obrigações de cada um. Torna-se ágil e flexível, pronto a captar a prioridade que se apresenta no aqui e agora; e a cidade não é mais governada “do alto”, mas é erguida de baixo para cima, e a política torna-se um serviço verdadeiro unificando para o bem comum os esforços de todos.


NÃO BASTA (SÓ) UMA CIDADE

É PRECISO SONHAR O MUNDO UNIDO.

 

 

  (Maio)

Pensar o mundo, agir na cidade: o mundo unido se faz a partir do lugar onde vivemos lá onde os problemas acontecem: começando pelo nosso quarteirão, passando para a pequena cidade, a grande cidade, chegando ao nosso país e terminando no mundo.



Um “roteiro ideal”, para agir na cidade, foi sugerido há alguns anos por Chiara Lubich aos jovens...


Queridos jovens, como vocês já sabem, quando eu tinha a idade de vocês, recebi de Deus o dom de lhe doar a minha vida para fazer crescer na terra um povo novo, nascido do evangelho. Começamos por Trento, a nossa cidade.


E vocês, hoje? Se quiserem transformar uma cidade, a primeira tarefa é unir-se a quem tem o seu mesmo ideal. Coloquem Deus acima de tudo. Prometam-se o amor recíproco até estar prontos a dar a vida um pelo outro e defendam esse pacto custe o que custar. Jesus, presente entre vocês, mostrará os passos a serem dados, os apoiará nas inevitáveis dificuldades. A seguir, tomem as medidas da cidade. Juntos procurem os mais pobres, os abandonados, os órfãos, os presos, os marginalizados, e dêem, dêem sempre: uma palavra, um sorriso, o próprio tempo, os seus pertences... Essa atitude atrairá o cêntuplo prometido por Jesus. A ninguém deixem só. Partilhem tudo com os seus amigos: momentos de alegria e de vitória, de dor e de fracasso, para que a luz não se apague. Rezem e perdoem, porque, embora custe ir contra a correnteza, aí se encontra a raiz profunda do sucesso.


Porém, “uma cidade não basta”. Sim, com Deus, uma cidade é pouco demais. Foi ele que criou as estrelas, que guia os destinos dos séculos e com ele podemos mirar mais longe, à pátria de todos, ao mundo. Que cada nosso respiro seja para isso, inclusive cada gesto nosso, o nosso descanso e o nosso caminhar! Que no final da vida não tenhamos que nos arrepender de termos amado pouco demais!               
                           (Chiara Lubich)


 

A FELIZ – CIDADE

CUIDADOS COM O CONSUMO:

O MUNDO DEPENDE DA

SOLIDARIEDADE PARA SOBREVIVER

   (Junho)

Aa crianças aprendem que 2+2=4; que a capital do Brasil é Brasília, porém! Não sabem o que elas de fato são! Glenn Gould, o famoso pianista, saía sempre com essa: “Vocês sabem quem vocês são? Vocês é um milagre, é uma maravilha! Em todo o mundo não há outro ser exatamente igual a vocês! Nos milhões de anos que se passaram e que ainda virão, nunca houve ou haverá alguém igual a vocês!”
Com um pouco de consciência desses “milagres” que somos talvez consigamos não condicionar tanto a nossa felicidade aos bens de consumo. O risco que o consumo atual representa pode ser fatal: hoje apenas 1,7 bilhão (dos 6,6 bilhões dos habitantes do mundo) consome muito, muito mais que o necessário (enquanto os demais ou consomem o mínimo necessário ou abaixo desse mínimo). Por isso o uso dos recursos naturais – ar respirável água limpa, terras agricultáveis e absorção dos resíduos produzidos pela humanidade – já se encontra 25% acima do que a terra é capaz de renovar.
                
              E o mundo está se tornando cada vez mais interdependente. Tudo o que ocorre: aquecimento global, preço do petróleo, falta de alimentos, mostra essa dependência mútua. Todos dependem de todos! Nesse sentido, não deveria fazer parte da educação mais elementar mostrar que é preciso inverter a lógica da luta pelo consumo e começar a viver com a consciência voltada para os outros e não apenas para nós mesmos, fazendo do consumo um ato cotidiano de solidariedade?

            O mundo depende da solidariedade para compreender de que realmente necessitamos:
          Utilizar os produtos até o final de sua vida útil, reciclar o que não pode mais ser utilizado e, especialmente, escolher produtos e serviços de empresas ambientalmente mais responsáveis. Com isso estaremos levando nossa solidariedade às pessoas e ao planeta, por meio de nossos atos, contribuindo assim para dar significado às nossas vidas e para reconhecer o privilégio que nos é dado pelo milagre de existir.

     POR UMA CIDADE

 

EDUCADORA


    (Julho)   


A cidade deveria ser um ambiente permanente a proporcionar o aprendizado, a troca, a partilha e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes. “Prioritariamente, em suas políticas públicas, deveria ocupar-se das crianças e dos jovens, mas com a decisão de incorporar pessoas de todas as idades numa formação ao longo da vida”, explica Montserrat Baillarin**... Porém, para alcançar os ideais de uma cidade educadora existem grandes desafios: 1) é preciso investir na educação de cada pessoa, de maneira que ela seja capaz de se desenvolver como cidadã; 2) promover condições de igualdade para que todos possam sentir-se respeitados; 3) Construir cada vez mais cidades assim e formar uma verdadeira sociedade educadora.

Segundo a estimativa das Nações Unidas 3,3 bilhões de pessoas – a metade da população mundial atual – estão vivendo em áreas urbanas. Com base nesse contexto, a cidade torna-se um lugar de encontros, onde as pessoas são convidadas a aprender a conviver com estranhos e diferentes. É um espaço de ampla diversidade. Tornando-se o cenário principal para o desenvolvimento da educação individual e coletiva com um sentido especial no outro.

Para Monserrat a educação de uma criança e de um jovem não envolve apenas a instituição educacional formal, mas envolve também, por exemplo, o padeiro, o motorista de ônibus, os moradores, enfim, todos os espaços públicos. Esses agentes tornam uma rede educacional que difunde valores para a formação do conceito de cidadania, que é um direito coletivo. Há três fatores essenciais que precisam ser levados em consideração em uma cidade educadora: a educação está sob responsabilidade de toda a comunidade ( uma comunidade “educadora”). Ela depende de um compromisso coletivo e é a base para a democracia plena. Para Montserrat, os princípios que formam uma cidade educadora são, na realidade, “um grande sonho, que deve ser buscado”.

  • Montserrat Baillarin, Secretária de Educação e Fazenda da cidade de Barcelona, por ocasião da abertura do X Congresso Internacional de Cidades Educadores que aconteceu entre 24 e 26 de abril (2009). No Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo.


RELAÇÕES IGUALITÁRIAS E

 VERDADEIRAS MAS

TAMBÉM FRATERNAS!

(Agosto)


A Fraternidade representa a mesma relação que existe entre as divinas Pessoas da Trindade e que foi doada à humanidade. Uma espécie de DNA que foi colocada, portanto em todas as pessoas, também naquelas que tem uma fé diferente, mesmo em quem não acredita em nada. Todavia, como pessoas humanas, todas são plenamente capazes de se colocar em fraternidade. Esse elo se chama “amor”.
O “paradígma trinitário” pode tornar-se modelo das relações humanas, modelo da beleza e da variedade entre as pessoas – infinitas e livres assim como são as faces do amor divino. Aqui está o paradoxo da fraternidade: o vínculo mais estreito, profundo, exclusivo é sempre aquele que liga a comunidade mais ampla, toda a humanidade.
A fraternidade não é restrita, pois já nasce universal; não é aleatória, porque é constitutiva da própria identidade dos homens; não é utópica, porque já existe em quem a vive conscientemente.
Vivemos a fraternidade, de acordo com um estilo trinitário quando sabemos nos doar aos outros para que eles possam cada vez mais ser eles mesmos, e conseguimos fazer isso até o ponto de nos tornarmos o que devemos ser. Em linguagem sociológica se diria: uma experiência de forma trinitária produz simultaneamente socialização e personalização. Faz crescer a beleza das diferenças e a identidade própria de cada um.
Caso se queira viver a fraternidade na cidade, é necessário ouvir as razões dos diferentes grupos (diferentes bairros, ou diferentes partidos políticos), sem preconceito (não se colocando contra o outro só porque ele milita em partido ou grupo diferente ou igreja diferente da minha...). Assim é possível compreender realmente o que o outro quer expressar, procurando captar aquela parte de verdade que existe naquilo que ele está propondo, ou procurando promover as iniciativas que realmente são para o bem das pessoas.

A CIDADE DA ESPERANÇA

   FAZENDA DA ESPERANÇA

(Setembro)
Dentro de cada cidade habita uma Fazenda da Esperança;  em todo o ser humano mora uma “Cidade da Esperança”. Em cada Fazenda da Esperança há uma parcela da “cidade do desespero”...

Quando a cidade esgota toda a esperança de vida, quando a última gota de ilusão morre nos olhos desesperados, um brilho capaz de erguer do chão o desespero faz os ossos se levantarem e caminharem na direção da Fazenda da Esperança. E pode nascer um homem novo, que ressurge da morte para VIVER DE CARA LIMPA*.
A Fazenda da Esperança está disseminada no Brasil e no mundo (www.fazenda.org) como disseminado estão no Brasil e no mundo as cadeias mortais das drogas e das dependências químicas, filhas da desesperança precoce dos jovens de nossas cidades.
Verdadeiras cidades, feitas de gente, de espaço que acolhe, de natureza amiga, de trabalho – trabalho sério! – mas também de vida. Com as regras de ouro da existência humana, contidas nas palavras do Evangelho, os recuperados das fazendas da Esperança experimentam juntos, no dia-a-dia, em cada gesto, no contínuo começar e recomeçar (como filtros invisíveis que aos poucos vão retendo as escórias do “velho homem”), a presença do homem novo.
Um povo novo, da esperança! De fato em 12 de maio de 2007, ao visitar a fazenda em Guaratinguetá, assim o papa Bento XVI se referiu em seu discurso:
 “Vocês devem ser os embaixadores da esperança!... Mediante uma terapia, que inclui assistência médica, psicológica e pedagógica, mas também muita oração, trabalho manual e disciplina, já são numerosas as pessoa, sobretudo jovens, que conseguiram livrar-se da dependência química e do álcool, e recuperar o sentido da vida. Desejo manifestar o meu apreço por essa obra que tem alicerce espiritual o carisma de São Francisco e a espiritualidade do Movimento dos Focolares. A reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, uma prova da eficácia da iniciativa de vocês”.
*CF. Jocyelma SANTANA e Ricardo RIBEIRINHO, “– uma Viver de cara limpa – uma escolha”, obra que retrata a experiência de Ricardo, ativista na prevenção de jovens contra as drogas, ele mesmo recuperado na Fazenda da Esperança. Para saber mais
                                                                  
                                 Projeto viver cara limpa

CIDADE SOBRE O MONTE

CIDADES NOVAS,

CABORATÓRIOS DE UNIDADE

(Outubro)

Existem “cidades” especiais pelas qualidades ou especialidades que expressam, mesmo que sejam apenas no título: o Rio é a cidade maravilhosa; cidade industrial é Belo Horizonte... Quem não conhece a Cidade da Alegria, o filme? E existem “cidades especiais”, por aquilo que elas se propõem como meta: entra as “Mariápolis” – cidades sobre o monte...
Com moradores de etnias, providências, religiões, convicções políticas ou filosóficas diferentes, as Mariápolis (35 no mundo) são “projetos de cidades”, que surgem como esboços de uma sociedade nova, “multiétnica, multireligiosa, variada na sua variedade”, resultado do encontro na reciprocidade de pessoas de origens culturais, religiões e Igrejas diferentes. Uma proposta de cidade nova, baseada em relacionamentos novos que afundam suas raízes no Mandamento evangélico do amor recíproco, e dão vida a estruturas predispostas tanto para o diálogo quanto para o aprofundamento das identidades.
Essas cidadezinhas assistem a um desfilar contínuo de crianças, jovens e adultos o ano todo, que chegam a elas por alguns dias apenas ou para um tempo maior. Harmonia de ambientes, atividades, atividades laborais ou de descanso, respeito pela natureza e pelos habitantes, essas cidadezinhas de fato se configuram como um laboratório de unidade que demonstra ao mundo que a fraternidade existe, é possível.

Não se trata de lugares “ideais” que podem ser reproduzidos indistintamente, pois a unidade supõe a abundância da diversidade; supõe a Fraternidade, a acolhida de outro em todas as nuanças de sua personalidade. Enfim, são modelos de comunidades-cidades que redescobrem a própria identidade justamente pela abertura ao mundo todo. Cidadezinhas com o projeto de serem “Cidades sobre o monte”, cujo laboratório especial de convivência humana pode servir de “luz” para o mundo.
Saiba mais: www.focolare.org/cittadelle

CIDADES DE COMUNHÃO

EDC UM PROJETO

DE COMUNHÃO

(Novembro)
Percorrendo a periferia da cidade de São Paulo, em maio de 1991, Chiara Lubich teve as primeiras intuições sobre a Economia de Comunhão. Ela sonhou com a existência de cidadezinhas onde se pudessem viver a comunhão na reciprocidade. Locais semelhantes a luzes acesas em candelabros, que pudessem testemunhar ao mundo a comunhão, também por parte de empresas normais, com os mais necessitados da sociedade... Essas cidades já existem, estão surgindo por todos os cantos do mundo.
A Economia de Comunhão (EdC) é uma espécie de Terceira Via (além do capitalismo e do comunismo), que se situa entre “Empresas sem fins lucrativos e a Responsabilidade Social da Empresa”, não é nem uma e nem outra, mas contem elementos importantes das duas vias anteriores. As Empresas que decidem aderir ao Projeto funcionam segundo as regras do mercado; no entanto, destinam parte de seus lucros de acordo com o que está previsto na EdC: uma terça parte vai para o Fundo de sustento a pobres e indigentes; uma parte permanece na empresa, para mantê-la atualizada e garantir os postos de trabalho; uma outra parte ainda se destina à formação de jovens aos princípios de solidariedade e fraternidade.

As vantagens para a empresa?
Aparentemente nenhuma. Parece uma utopia ou ingenuidade. No entanto, os empresários que aderem a esse projeto estão convencidos de que está se realizando um projeto revolucionário. E quando os 3 pólos empresariais de EDC do Brasil estiverem em pleno funcionamento, em rede com os outros 30 pólos que estão surgindo ao lado das cidadezinhas de testemunho do Movimento dos Focolares, nos cinco continentes, a conversa será outra: o mundo poderá conhecer, efetivamente, não apenas cidades sobre monte, verdadeiras cidades solidárias, mas cidades de comunhão.
Confere:

 A CIDADE DA ALEGRIA

        ONDE O

AMOR NASCEU

(Dezembro)   

O escritor francês Dominique Lapierre, autor do livro A Cidade da Alegria, consagrou metade dos seus direitos de autor na venda do livro – 3.000.000 de exemplares – e depois a sua própria vida aos pobres da Índia. A sua generosidade contribuiu para a cura de 8.000 crianças doentes de lepra; para o desaparecimento da tuberculose em 1.250 pessoas e para a abertura de 600 poços de água potável. Mais ainda, realizou há pouco um grande sonho: adquiriu um navio-hospital com o qual vai cuidar dos habitantes de 54 ilhas dispersas no imenso delta do Rio Ganges, entre Índia e Bangladesh.
O livro retrata a época na qual, em sucessivos anos, monções devastadoras assolaram o território de Bengala, provocando um êxodo rural de milhões de pessoas. No meio da pestilência, da doença, da fome, da carência e sob condições climáticas insuportáveis, refugiados de todo o nordeste da Índia acumulavam-se na zona mais densamente povoada do planeta. Anand Nagar, a Cidade da Alegria. Esse bairro de lata isolado no meio de Calcutá, contava mais de 70.000 habitantes num espaço pouco maior do que três campos de futebol, estrategicamente distribuídos, apesar dos diferentes credos religiosos, numa taxa de densidade populacional calculada em 200.000 pessoas por km². Por toda Calcutá, dormiam na rua ainda cerca de 300.000 pessoas, famílias inteiras afetadas pelo desemprego crônico e salários dos mais baixos do mundo.
Mas, no meio de todo esse caos encontra-se um verdadeiro tesouro: a pobreza extrema levava os habitantes dessa cidade a desenvolverem um espírito de partilha e solidariedade inimaginável em qualquer parte do mundo... Uma atitude desapaixonada de entrega ao próximo mantinha a sobrevivência desse bairro, onde cada pessoa refletia um olhar intemporal e tranquilo, nunca expressando rancor nem ansiedade.
                                                                 Agenda Recriar 2009
Articuladora como Humanidade Nova - Terezinha Pinheiro Moreira
Comissão do Projeto da Praça do Rosário – Prata Campina Grande-PB

                                                                                                        


                                                                          

Você conhece o ESTATUDO daCIDADE?                  


 

SINFONIA DO MUNDO

E permite que, alargando o coração e vendo, através da cidade, todas as cidades do mundo, façamos, com tua ajuda e por meio de Cristo, chegar ao Pai uma estranha e imensa Sinfonia do Mundo!
 Helder Câmara
Agenda Recriar
Editora Cidade Nova



Esta é a italiana


  É com a alma alimentada e com amor que nos transformamos e transformamos também ao nosso redor...


Para jovens, crianças e adultos que recebiam a Palavra de Vida das mãos de Terezinha Pinheiro. Uma vez por mês irei postar a aqui a Palavra de Vida de Cada mês.




Sobre a Palavra de Vida:

A Palavra de Vida que é um comentário de uma frase do evangelho feita por Chiara Lubich à fundadora do Movimento dos Focolares retirada do site do Movimento dos Focolares. Que é uma bela reflexão para colocarmos na nossa vida.

§ Todo mês coloco aqui neste espaço a Palavra de Vida de cada mês.

§ “Retiro cada mês as antigas e vou deixando as experiências para que vocês enviem para os familiares e amigos para fazermos uma rede de amor que se estende sobre a terra. Vamos FAZER DO MUNDO UMA FAMÍLIA”.



 “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

(Jo8,7)


                        Jesus ensinava no templo quando foi procurado pelos escribas e fariseus que, trazendo-lhe uma mulher apanhada em adultério, disseram-lhe: “A lei de Moisés nos manda apedrejar mulheres como esta. E tu, o que dizes?” (Jo 8,5)


Queriam, com isso, armar-lhe uma cilada. Se Jesus se manifestasse contrário à lapidação, poderiam acusá-lo de agir contra a lei, segundo a qual as testemunhas oculares do delito deveriam ser as primeiras a apedrejar a mulher adúltera, sendo seguidas pelo povo. Se, por outro lado, Jesus confirmasse a sentença de morte, teriam conseguido fazê-lo cair em contradição com sua doutrina sobre a misericórdia divina para com os pecadores.

Mas, Jesus, que estava abaixado e traçava sinais no chão com o dedo – demonstrando assim sua tranquilidade –, levantou-se e disse:

“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

Diante dessas palavras de Jesus os acusadores se retiraram um a um, começando pelos mais velhos. O Mestre, dirigindo-se à mulher, perguntou: “Onde estão os outros? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e não voltes a pecar”. (Cf. Jo 8,10-11)

“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

Com essas palavras, Jesus evidentemente não se demonstra tolerante em relação ao mal, como no caso do adultério. As suas palavras: “Podes ir, e não voltes a pecar”, revelam claramente qual é o mandamento de Deus.

Jesus quer desmascarar a hipocrisia do homem que se arroga como juiz da irmã pecadora, não se reconhecendo também ele como pecador. Evidencia assim, com suas palavras, a conhecida sentença: “Não julgueis, e não sereis julgados; de fato, sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes.” (MT 7,1-2)


Falando dessa forma, Jesus interpela também aquelas pessoas que condenam os outros de forma incondicional, sem levar em consideração o arrependimento que pode brotar no coração do culpado. E mostra claramente qual é o seu comportamento diante de quem fracassa: ter misericórdia. Quando todos se afastam da adúltera, “ficam apenas dois – diz Santo Agostinho, bispo de Hipona –: a miséria e a misericórdia” (cf. Comentário do Evangelho de João, 33,5).

“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

Como podemos colocar em prática essa Palavra?

Lembrando-nos, diante de qualquer irmão ou irmã, que também nós somos pecadores. Todos nós já pecamos e, mesmo quando nos parece não ter cometido faltas graves, devemos sempre nos lembrar que para nós é difícil avaliar o peso das circunstâncias que levaram outros a cair a tal ponto, a afastar-se tanto de Deus. Como nos teríamos comportado nós, se estivéssemos no lugar deles?


Também nós, vez por outra, já rompemos o laço de amor que devia nos unir a Deus, e não fomos fiéis a Ele.


Se Jesus, o único homem isento de pecado, não jogou a primeira pedra na adúltera, muito menos nós podemos fazê-lo, contra quem quer que seja.


Portanto: devemos ter misericórdia para com todos e reagir contra certos impulsos que nos levam a condenar sem dó nem piedade; devemos saber perdoar e esquecer. Não guardar no coração resíduos de julgamentos ou de ressentimentos, onde podem se abrigar a ira e o ódio que nos afastam dos irmãos; devemos ver cada um como se fosse uma pessoa nova.


Se, em lugar do juízo e da condenação, tivermos no coração o amor e a misericórdia para com todos, ajudaremos cada um a iniciar uma vida nova e lhe transmitiremos, em cada situação, a coragem necessária para recomeçar.

                                                                                                                  Chiara Lubich


Palavra de Vida

 Do site:


Veja a Palavra de Vida todos os meses aqui.
Para jovens adultos e adolescentes : 
Movimento dos Focolares: Palavra de Vida

Palavra de Vida de JulhoDo site do Movimento dos Focolares


Palavra de Vida para crianças:


A Palavra de Vida pode ser usada em reuniões de famílias, condomínios, grupos de trabalhos, em sala de aula... Vamos formar no mundo uma imensa rede de amor. Terezinha Pinheiro tinha a dela...Vamos continuar a nossa. Você pode entrar no site e imprimir a Palavra de Vida para vivê-la durante o mês.





ITDP lança estudo sobre parcerias para a gestão de espaços públicos




PROJETO CIDADE - HUMANIDADE NOVA


Propostas de um fórum

  PROJETOS CIDADE de um dos Congressos HUMANIDADE NOVA - BRASÍLIA TOCANTINS e GOIAS.


1)     PALMAS (TO)

Projeto Colorir a Cidade
APAE – Um projeto que atenda às necessidades das crianças, principalmente o reforço escolar.
1.      Continuar atividades no presídio
2.      Ir aos hospitais levar alegria às crianças com o Movimento Juvenil pela Unidade
3.      Escolinha de reforço - ajudar nas escolas a atender às dificuldades
4.      Projeto IBS – Informação Base do Saber
5.      Participar do Fórum de Palmas “Minha Cidade”
6.      Projeto “A Saúde Canta”

 2)     TAGUATINGA (TO)

  1. Em relação à Semana Mundo Unido, fazer a divulgação nas escolas para os jovens sobre a atuação do Movimento Jovens por um Mundo Unido;
  2. Levar os jovens que estarão participando ou queiram participar para ajudar a Pastoral da criança desenvolvendo o projeto criado
  3. No mundo da arte temos uma banda ecumênica que toca músicas do movimento sendo um veículo de divulgação do Ideal da Unidade.
  4. Fazer um projeto de sinalização de trânsito e apresentar para o prefeito e órgãos responsáveis, que não estão atuando.

 3)     GURUPI (TO)

  1. Divulgar a revista Cidade Nova nas clínicas e salas de espera dos consultórios.
  2. Continuar apoiando as pessoas do grupo Esperança Viva, quando saem da Fazenda Esperança – instituição de recuperação de toxicodependentes.

 4)     LAJEADO (TO)

  1. Divulgação do Movimento Jovens por um Mundo Unido nas escolas vendo a disponibilidade dos interessados para realizar campanhas junto às autoridades visando prevenir o uso de drogas;
  2. Levar a Palavra de Vida através dos horários da rádio

5)     GUARAI (TO)
1.      Levar as idéias desta plenária à Secretaria da Juventude e depois coordenar um projeto junto com os jovens divulgando o Movimento Jovens por um Mundo Unido.

GOIÁS

6)     ANÁPOLIS (GO)
Ação no bairro Jardim Guanabara (mais carente):
1.      Fazer levantamento das necessidades urgentes do bairro e encaminhar às autoridades competentes;
2.      Ação concreta na creche existente no bairro envolvendo as famílias (inicialmente);
3.      Comemoração do dia das mães no dia 17 de maio com um café da manhã;
4.      Ação paralela do Movimento Juvenil pela Unidade (que nesta Mariápolis surgiu também para Anápolis) e do Movimento Jovens por um Mundo Unido, com as crianças da creche.

7)     ARAGUARI (GO)
1.      Começar divulgar a Palavra de Vida com a ajuda de catalão.

8)     CORUMBAIBA (GO)
1.      Adoração ao Santíssimo todas as quintas-feiras por 1 hora
2.      Visita mensal ao hospital, ao abrigo do idoso e ao presídio.

9)     OUVIDOR (GO)
1.      Uma professora vai programar na sua escola uma reflexão mensal da Palavra de Vida e uma dinâmica com os alunos utilizando a metodologia do Dado do Amor.

10)  CATALÃO (GO)
1.      Existe na região um movimento camponês nas fazendas que se encontra regularmente, mas sem nenhuma atividade para suas crianças, que ficam soltas. Os jovens frequentarão as reuniões para fazer gincanas e oficinas com as crianças, levando o Ideal do mundo unido;
2.      Com uma atividade das pizzas, ajudam nos encontros e acabam criando um relacionamento entre as pessoas – desenvolver mais essa atividade.

11)  GOIÂNIA (GO)
  1. Coleta seletiva do lixo em casa, condomínios e ruas.
  2. Contato: Couteiro (62) 3251.5487
  3. Levantamento das maiores necessidades dos bairros junto aos conselhos tutelares e associações de bairros
  4. Contato: Maria Eneide e Bete (62) 3273.8421/8413.1309
  5. Conscientização do uso da água
  6. Contato: José Vicente (SANEAGUA) (62) 8401.2688
  7. Atividade de encerramento desta Semana Mundo Unido/2009, até 10 de maio, com distribuição de balões e Agenda Mundo Unida no bosque e nas ruas da cidade.

12)  JOVIÂNIA (GO)
  1. Coleta de lixo rural (principalmente resíduos de agrotóxicos)

13)  CALDAS NOVAS (GO)
  1. Trabalho com alfabetização de adultos e recuperação de alcoólatras.

14)  TRINDADE (GO)
1.      Considerando que o nosso grupo está muito pequeno, nesta Mariápolis, entendemos que deveríamos convocar os nossos companheiros da cidade para uma reunião da Palavra de Vida e juntos elaborar alguma proposta que possa realmente ser colocada em prática. A prioridade atual é fortalecer o nosso grupo.


15)  CERES / GOIÂNIA / RIALMA / NERÓPOLIS (GO)

  1. Ajudar a difundir o Ideal da unidade na cidade de Rialma, principalmente nos dias em que não houver missa em Ceres, separada de Rialma por um rio;
  2. Não deixar se apagar a presença e Jesus em nosso meio;
  3. Incentivar as pessoas de nossas cidades a participarem conosco do Ideal;
  4. Ajudar a difundir o Movimento dos Focolares em nossas cidades;
  5. Pedir aos Focolares mais acompanhamento.

16)  EDILÂNDIA e COCALZINHO (GO)

Projeto Reconstruir a Cidade
  1. Criar um Conselho para orientar os participantes do grupo e definir quem coordenará cada uma das atividades;
  2. Optamos pelo esporte com as crianças como meio de trabalhar a prevenção às drogas; com os meninos daremos mais enfoque ao futebol e com as meninas, atividades esportivas próprias para elas;
  3. Fazer um trabalho sobre valores com todos, principalmente com as meninas, para evitar a gravidez na adolescência, um dos grandes problemas da cidade;
  4. Realizar reuniões no dia 17/05, em Edilândia e Cocalzinho, para propor as ideias coletadas;
  5. Organizar atividades que envolvam as crianças e busque uni-las
17)  VALPARAÍSO / CIDADE OCIDENTAL (GO)
  1. Manter a reunião da Palavra de Vida e buscar mais pessoas para participar
  2. Projeto para apresentar ao prefeito pedindo mais iluminação na passarela onde ocorrem assaltos com frequência, e fazer mais 2 passarelas devido ao grande fluxo de carros na BR, causando muitos acidentes fatais.
  3. Trabalhar na área ambiental, melhorando a coleta seletiva do lixo.

DISTRITO FEDERAL

18)  BRASÍLIA (DF)

  1. PEC do orçamento, coleta de assinaturas;
  2. Fazer ou ver os projetos dos deputados, eleitos ou não, na área da ecologia e de outras áreas - procurar os deputados da Câmara Legislativa para transformar em lei;
  3. Acompanhar os deputados distritais;
  4. Discutir o problema da pichação (Lei)
  1. Participação ativa na conferência nacional das comunicações:
“Comunicação: meios para construir direitos e cidadania na era digital”.
 Eleger delegados para participação, no dia primeiro de dezembro de 2009;


Mundo do Direito e da Justiça:

  1. Trabalhar medidas para mudança da lei salarial e rever o valor do desconto do INSS dos funcionários da FUNAP (liberdade assistida);
  2. Viabilizar ação popular para respeito à lei da coleta seletiva e cumprimento da coleta pelo Governo


Mundo da saúde:

  1. Organizar eventos visando humanizar as relações interpessoais dos servidores da saúde;
  2. Trabalhar junto a Secretaria de Saúde e demais instâncias para resolução do déficit de pessoal (concursos e convocações);
  3. Ver como participar na montagem do projeto que o mundo da ecologia irá fazer sobre a coleta seletiva do lixo.
  1. Conscientização sobre:
a.      Reciclagem,
b.      Uso racional de energia elétrica
c.      Uso racional da água – Exemplo: varrer primeiro as calçadas e recolher o lixo, evitando jogar o lixo nos bueiros, e nunca usar mangueira para lavar as calçadas.
  1. Coleta seletiva do lixo:
a.      Organizar coleta em vários pontos da cidade; ver a possibilidade e conseguir angariar fundos para projetos sociais;
b.      Viabilizar ação popular para respeito à lei da coleta seletiva e cumprimento da coleta pelo Governo junto a empresas terceirizadas, encaminhando para as usinas de reciclagem (mundo direito e justiça);
c.      Estudar viabilidade de coleta do óleo de cozinha;
d.      Viabilizar contatos com o mundo da educação visando tornar eficiente a coleta seletiva nas escolas;
e.      Elaborar propostas de aproximação com a Secretaria de Educação para encaminhamento de projetos às regionais de ensino;
f.       Reduzir ao máximo o uso de descartáveis nos encontros;
g.      Projeto para sensibilizar os condomínios e quadras sobre a coleta seletiva

  1. Discutir soluções para o problema da sobra de lanche nas escolas públicas:
a.      Função do nutricionista - viabilizar o trabalho de conscientização e importância da sua função na escola;
b.      Propor para o NAE (setor nas regionais responsável pela distribuição, fiscalização do lanche e acompanhamento das servidoras da copa / cozinha), os projetos ou soluções para questão das sobras dos lanches;
c.      Verificar junto ao SESC o projeto “Bom Mesa”, a respeito das sobras limpas do lanche que não foram usadas para alimentação animal, e junto à Secretaria de Educação, a questão legal.


  1. Viabilizar a execução das propostas encaminhadas pelo mundo da ecologia (transformar em projetos e encaminhar para as regionais de ensino);
  2. Reunir projetos já desenvolvidos nas escolas que deram certo sobre a questão ambiental/ecológica;
  3. Viabilizar como conscientizar sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente (coleta seletiva, uso da água e energia) junto com o mundo da ecologia.


O que Terezinha Pinheiro diz sobre a a cidade Valentina Figueiredo :

          
  O bom do Valentina é respirar iodo da praia sobre uma Chapada. Há mais de 30 m (em média) de altitude do mar e seus 5 km distante.

        A ideia de ser é mais forte que a de ter. Por isso justifica de muitos anos de ter um ponto na cidade  Valentina Figueiredo, no refugiado silêncio da paz, da criatividade, da organização e da contabilidade despretensiosa - um encontro com a ventilação, com o simples, com o sol nascente, (casa em frente para o nascente), um bairro de trabalhado, com o místico, o  encanto com Valentina me fez refém de longos anos com o clima de interior. Aqui nunca tive preocupação com o ter. Aqui recriei um bem-estar que veio do essencial - um cantinho de encontro com o eu divino = perto da natureza, do verde, do coqueiral tranquilo sem consumismo, de gente que trabalha e que é feliz, que sorrir e sonham com vida. Entre tantos sonhos e dificuldade - Valentina é o bairro e a casa de todos nós - um clima especial a 20 km em média do centro - 25 anos de boa energia, equilíbrio do ser, sem a preocupação com o ter sofisticação. Mas, buscando a arte com a vida. Assim foi à casa do Valentina reformada e ampliada com as sobras, mas com a arte de construir os detalhes em sintonia com o agradável, com o simples artístico de muitas pessoas, profissionais do dia-a-dia, mas que faz com arte, o simples ser belo.
      Até tempos atrás a gente assistia das janelas o sol nascer e o sol se por. Uma beleza que poucos assistiam.
Entre outras coisas boas encontrei aqui pessoas, bons vizinhos, acolhedores, sinceros, amigos como seu João, Valdo e Lourdinha, Carlinho e Adriana, Lourdes, Maria Dulcila, Seu Antonio e Carlos e Adriana com o nosso gato Severino. A arte do viver, saldar, cumprimentar os vizinhos, sorrir, conversar com eles algo que lhes interessa servi-los quando procurado.
Com arte a reforma de cada lance – aproveitamento de espaços (o banheiro), reaproveitamento de grades. As janelas de alumínio?


...As portas de alumínio para fluir a ventilação. Arquitetado saber empírico... A sala de arte.
A arte de ser pedreiro... Do ser pintor. Do ser eletricista. A arte de ser metalúrgica, a escada as grades, a alegria de ser honesto. Dom de ouvir sugestões, dar elogios - a verdade como tema para a vida.
 Terezinha Pinheiro Moreira
                                                                      
                     Motivos para Terezinha amar o Valentina...

Este ano para alegria de Terezinha Pinheiro e toda população de João Pessoa foi criada a RESERVA do CUIÁ:

Reserva Parque do Cuiá -  João Pessoa - Fazenda Cuiá, que fica na ladeira entre Mangabeira e Valentina Figueiredo








Vamos preservar  do Parque do Cuiá ! 



O decreto de criação do Parque Natural Municipal do Cuiá foi assinado pelo prefeito Luciano Agra, no ultimo dia 29, às 15 h, na Fazenda Muiá  que fica na ladeira entre Mangabeira e Valentina Figueiredo. O Parque será o primeiro de João Pessoa a entrar no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Essa é uma das importantes ações previstas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, nesse primeiro ano de gestão do prefeito Luciano Agra.