Foto e texto: Chiara Lubich

A paz não poderá contar com um alicerce sólido se nos corações não crescer o sentimento de fraternidade, uma vez que temos a mesma origem e somos chamados ao mesmo destino. Saber que somos família une-nos a todos em um vínculo de generosa solidariedade.

João XXIII).

"A fraternidade nasce quando sentimos que o outro é nosso irmão"..

Estava fazendo caminhada e um Senhor estava abaixado , triste conversando com seus dois lindos cachorros. Parei e comecei a conversar com ele:

Morador de rua. Sem tomar banho, sujo.

Seu Valdir:

“Deixo de comer as vezes para alimentá-los. Estes são os meus dois amigos”.

Após um bom diálogo estava com fome. Convidei-o a ir até a minha casa. Meu esposo estava em casa e fizemos um bom lanche. Ele dizia que nunca mais tinha comido feijão porque estava sem panela de pressão. Era uma pessoa de bem , um militar aposentado que caiu no vício da bebida . Confessou-nos a causa.

Depois voltei para caminhar… Ficou estampada a sua face e sorriso de felicidade com a panela na mão e com um gesto de pandemia, de grande abraço nos despedimos. Como diz Chiara Lubich:

“A fraternidade é sentir e ter o outro como irmão afinal, somos todos filhos do mesmo Pai que faz mandar o sol e chuva para todos”

Maria da Conceição Pinheiro Moreira