A meta


Quem é Terezinha Pinheiro Moreira                
                   
                                                           
            Terezinha Pinheiro Moreira nasceu na divisa entre os estados da Paraíba e Rio grande do Norte. Natural de Uiraúna- PB porque a cidade de Paraná-RN tem ruas que pertencem ao estado da Paraíba e Rio Grande do Norte. Nossa casa localizava-se na rua que pertence á Paraíba.
            Estudou quando criança em Uiraúna-PB, no Grupo Escolar Jovelina Gomes e aos treze anos interna no  Colégio Francisca Mentes, Catolé do Rocha-PB. Estudou direito na Faculdade de Sousa -PB porém deixou curso para se formar como Assistente Social, na Universidade Federal DE Campina Grande-PB.
  
                                             

                                                     
  







           Ao referir-se ao Colégio Francisca Mendes  ela mesma o descreve:  

          Era o Colégio Francisca Mendes, fundado por freiras franciscanas, onde estudava interna, no início dos anos da década de 1960, em Catolé do Rocha-PB, no alto sertão da Paraíba, na fronteira do Rio Grande do Norte.


          As aulas de Cantos, disciplina curricular não obrigatória, mas contagiante, pela frequência massiva das alunas de todas as séries do turno da manhã. As lembranças que povoam minha memória são boas. Hoje eu compreendo o quanto aprendi naquela época a amar o meu país, a ser cidadã brasileira. A grande musa das canções, a maestrina era uma freira alemã, muito branca, alta, elegante apesar do hábito longo, afilada, de óculos e de voz incomum, Madre Ismolda O.F. Aquelas canções ficaram profundas em meu ser sensível.

          Geralmente elas vêm a minha mente, às vezes uma, às vezes outra... E eu canto baixinho com coração para mim mesma, não com saudade, mas com o coração.